35% das reservas online de restaurantes em Portugal este verão foram feitas por turistas internacionais

Segundo o TheFork, 35% das reservas online registadas nos restaurantes em Portugal durante o verão correspondem a turistas internacionais e 22% a turistas nacionais.

Quanto ao país de origem, de acordo com os dados da empresa, os espanhóis são os turistas estrangeiros que mais reservas efetuaram no período de verão em Portugal, com um peso de 19%. Seguem-se o Reino Unido (18%), França (17%), Itália (11%) e a Alemanha (6%).

Os destinos mais populares para comer são Lisboa com 35%, seguindo-se Faro com 24%, enquanto o Porto ficou em terceiro lugar com 18% das reservas. A Madeira está em quarto lugar com 11%.

Em termos de gastos médios, gastaram cerca de 31 euros por refeição num restaurante, mais sete euros do que os portugueses.

As reservas online realizadas por turistas nacionais nas suas férias provêm principalmente de viajantes de Lisboa (40%), seguidos de utilizadores do Porto (16%) e Braga (2%). Estas reservas, concentraram-se em restaurantes de Albufeira, Portimão, Braga, Tavira e Coimbra.

Analisando o tipo de gastronomia, as preferências dos clientes este verão colocam a comida portuguesa no topo do ranking, com 22% do total de reservas. De salientar a subida da comida mediterrânica com 12%, seguida da cozinha italiana com 11%, e da japonesa com 10% e 8% para a cozinha internacional.

Quanto ao tipo de reserva, os jantares prevaleceram sobre os almoços e, de acordo com os dados do TheFork, 71% dos utilizadores preferem desfrutar deste momento gastronómico à noite, em comparação com 29% que fizeram reserva para o almoço.