1º Airmet Summit: “O melhor (exemplo de) caso de sucesso é a distribuição em Portugal”

A análise sobre a mudança do paradigma da distribuição das viagens em Portugal nas últimas duas décadas e a correspondente adaptação das empresas do setor constitui para Duarte Correia, diretor geral do Grupo W2M em Portugal, um dos melhores exemplos de caso de sucesso ou de casos de sucesso que se pode dar, assim como se particularizarmos na ação, propósito e diversificação das suas empresas.

Presente no 1º Airmet Summit que decorreu na República Dominicana, e convidado a falar de casos de sucesso, o empresário deu o mote ao assinalar que “possivelmente poderia estar aqui a falar sobre a Coca Cola, Tesla, Facebook, imensos casos de sucesso, sobre tudo isso, mas acho que será mais importante falar nos casos que têm que ver diretamente convosco”. Sendo assim, “o melhor caso de sucesso é a distribuição (de viagens) em Portugal”. Recorda o responsável que se passou por momentos difíceis como a Covid, em que a grande maioria das agências de viagens sobreviveu, “sendo este evento um exemplo disso mesmo”.

Indica ainda o orador, que as empresas deste setor estiveram os últimos 10 anos a reinventar o seu negócio, associaram-se a grupos de gestão como a Airmet, reinventaram a forma como chegar ao cliente final e “vê-se nesta plateia a quantidade de gente jovem que transformou a distribuição em Portugal”.

Para Duarte Correia este foi um cenário transversal a todo o mercado e basicamente às agências independentes. Os grupos verticais tiveram mais dificuldade em se readaptarem às novas tecnologias e à proximidade ao cliente final. Mas, isso foi conseguido, “por vocês e os demais, por estarem bem apetrechados e por conhecerem bem o mercado”.

Para o responsável “estes casos de sucesso são uma referência, uma referência no tecido empresarial em Portugal e só o conseguem de uma forma, estando juntos, juntos num projeto que se chama Airmet, entre outros mais”. Indica Duarte Correia que “sou apologista e defendo a ideia de que juntos conseguem ir além. Obviamente que nada é perfeito, perfeito é uma palavra que nem devia existir”. Justifica esse pensamento, pela proximidade que os grupos de gestão lhes concedem junto dos grandes fornecedores do mercado dando a garantia de uma grande competitividade, ou seja, num passado longínquo só as empresas verticais é que tinham acesso aos melhores preços do mercado, “isso é história, isso não existe, hoje qualquer um de vós tem bons preços, competitivos, porque estão associados”.

Concluindo, e dirigindo-se à plateia de agentes de viagens presente no evento, valoriza Duarte Correia que “todos vós fazeis parte de casos de sucesso da distribuição portuguesa e graças a isso se dá a sobrevivência do mercado e desta área de negócio”.

Sendo um dos promotores do 1º Airmet Summit, o operador turístico, empresário e dirigente associativo, deixou ainda uma palavra de apreço “por termos tido esta oportunidade em parceria com a Airmet de poder sair do nosso ambiente normal de trabalho, do nosso dia-a-dia, e de ter tomado esta decisão arrojada de fazer um Summit no destino que mais se vendeu nas Caraíbas”.

O 1º Airmet Summit juntou na República Dominicana os diretores das 40 agências com melhor produção dentro do grupo numa experiência única de formação e convívio, promovido pela Airmet em parceria com o grupo W2M.

Por Pedro Chenrim, no 1º Airmet Summit, na República Dominicana

Leia também…

W2M aponta dedo à concorrência e não quer banalização do preço do seu produto no mercado