12 Trabalhos de Hércules… na Hotelaria. 8º “Sustentabilidade Social”
Gonçalo Rebelo de Almeida, consultor em hotelaria e turismo, está quinzenalmente na Ambitur.pt para nos falar sobre os principais desafios que a hotelaria enfrenta, numa rubrica intitulada “12 trabalhos de Hércules… na hotelaria”. O 8º desafio aborda a temática da sustentabilidade social.
Felizmente hoje quando utilizamos o termo sustentabilidade no seio das empresas e da sociedade, já é frequente pensarmos na sua componente social e não apenas em termos ambientais. Numa estrutura assente em três pilares essenciais (económico, ambiental e social) é fundamental que todos sejam sólidos e robustos e alvo de atenção e de um plano de ações e monitorização.
as empresas devem adotar um conjunto de práticas que assegurem condições de trabalhos justas e equitativas
Quando pensamos no eixo social, é fundamental considerar duas grandes dimensões no seio das organizações:
Por um lado, o eixo dos recursos humanos através do qual as empresas devem adotar um conjunto de práticas que assegurem condições de trabalhos justas e equitativas, que garantam a segurança no trabalho, que promovam o bem-estar e melhoria das condições de vida das suas equipas e que
assegurem a diversidade e inclusão.
É neste eixo que se incluem os modelos de contratação estáveis, os sistemas de avaliação de desempenho justos, a retribuição e benefícios, os planos de carreira e progressão, a definição de horários que garantam os necessários períodos de descanso e vida familiar, as políticas de recrutamento e seleção que promovam a diversidade e inclusão e planos de formação que permitam o desenvolvimento pessoal.
O segundo eixo a considerar passará pelo envolvimento comunitário e neste eixo devemos ter em conta ações como:
- Voluntariado corporativo, onde se incentivam os colaboradores a dedicar algum do seu tempo de trabalho a causas locais
- As doações financeiras ou em espécie diretamente a instituições sem fins lucrativos ou participando em programas mais amplos promovidos por associações, como é o caso do excelente programa Hospes da AHP
- O apoio ou patrocínio de eventos culturais ou desportivos solidários
- A aquisição de bens e serviços junto de fornecedores locais que terá o mérito de não só incentivar e desenvolver a economia local, como terá o seu contributo adicional para o eixo da sustentabilidade ambiental, diminuindo o impacto da logística no transporte dos bens.
- A promoção da cultura, costumes, património, gastronomia locais.
Apenas uma nota pessoal quanto ao conceito de local, que na minha opinião pode e deve ser entendido em sentido lato e não apenas limitado à cidade, onde a unidade se insere. Na verdade, quando pensamos à escala global, podemos considerar local um produto do concelho, da região ou mesmo do nosso país, não sendo necessário que nos tenhamos de circunscrever apenas à localidade, pois nem sempre tal será possível.
O eixo da sustentabilidade social também deve ainda ser tido em conta quando pensamos no desenvolvimento dos produtos e serviços
O eixo da sustentabilidade social também deve ainda ser tido em conta quando pensamos no desenvolvimento dos produtos e serviços, procurando garantir que os mesmos são úteis e benéficos para a sociedade.
as organizações têm ainda a capacidade e o dever de promover uma cultura de solidariedade e sustentabilidade social junto de todos os seus stakeholders
Para além do conjunto de ações e medidas acima elencadas e que os hotéis podem e devem adotar, as organizações têm ainda a capacidade e o dever de promover uma cultura de solidariedade e sustentabilidade social junto de todos os seus stakeholders, sejam eles, colaboradores, clientes, parceiros ou fornecedores, potenciando assim através do seu poder de influência o desenvolvimento dessa cultura.
Não deve ser por imposição legal ou normas de ESG ou por qualquer estratégia de marketing que as organizações devem adotar estas medidas, mas sim porque acreditam genuinamente que as mesmas se traduzem num ato de retribuição moral à sociedade dos benefícios que auferem e que no fim do dia irão contribuir para uma sociedade e mundo melhor.
Na verdade, acredito sinceramente que se todos contribuirmos para criar esse mundo melhor, todos teremos mais hipóteses de ser bem-sucedidos e por isso esta quinzena identifico que o 8º trabalho de Hércules na hotelaria, será a implementação de políticas e ações que promovam a sustentabilidade social.
*Poderá enviar os seus comentários para: goncalorebelodealmeida@gmail.com.
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